O plasma suíno spray-dried (sigla do inglês, SDP) é amplamente utilizado em dietas de leitões de creche devido aos seus benefícios na melhoria do estado de saúde. A suplementação com SDP em dietas para matrizes durante a gestação ou lactação também mostrou melhorias na produtividade e no crescimento de seus leitões, mas as informações sobre leitões lactantes e desmamados de matrizes suplementadas com SDP durante o final da gestação e lactação ainda são limitadas. Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos da suplementação de SDP durante o final da gestação e lactação sobre o desempenho produtivo e resposta imune de matrizes e suas leitegadas.
Doze matrizes (peso médio 227,78 ± 2,16 kg; paridade média 2,0) foram distribuídas aleatoriamente em dois tratamentos via alimentação: dieta basal (CON) e dieta padrão suplementada com 1% de SDP. As matrizes foram alimentadas com as dietas experimentais desde o dia 30 antes do parto até ao desmame dos leitões. Amostras de sangue foram coletadas de matrizes nos dias 1, 3 e 7 de lactação e de dois leitões por leitegada selecionados aleatoriamente nos dias 3 e 7 após o parto e nos dias 1, 3 e 7 após o desmame. O desempenho produtivo e a resposta imune das matrizes e seus leitões foram mensurados.
Houve uma tendência de menor perda de peso nas matrizes suplementadas com SDP durante o período de lactação e uma tendência de maior ganho médio diário (GMD) nos leitões SDP em comparação com os do grupo CON. As matrizes do grupo SDP tenderam a ter concentrações séricas mais baixas de fator de necrose tumoral α (TNF-α), fator de crescimento transformador β1 (TGF-β1) e cortisol no dia 3 e concentrações séricas mais baixas de TNF-α no dia 7 em relação às matrizes do grupo CON. Em comparação com leitões CON, leitões de matrizes SDP tenderam a ter concentrações séricas mais baixas de TNF-α, TGF-β1 e cortisol no dia 7 após o nascimento, TNF-α sérico e proteína C-reativa mais baixos nos dias 3 e 7 após o desmame, e GMD maior após o desmame. Além disso, os leitões desmamados de matrizes SDP apresentaram concentrações séricas de cortisol e TGF-β1 significativamente mais baixas nos dias 3 e 7 após o desmame, respectivamente, do que os leitões CON.
Em conclusão, a suplementação com SDP em dietas para matrizes desde o final da gestação até o desmame melhorou o desempenho produtivo das matrizes e seus leitões. Os efeitos benéficos do SDP podem ser mediados em parte pela modulação da resposta imune de matrizes e leitões.
Referência:
Kim K, Kim B, Kyoung H, Liu Y, Campbell JM, Song M, Ji P. Dietary spray-dried plasma supplementation in late-gestation and lactation enhanced productive performance and immune responses of lactating sows and their litters. Journal of Animal Science and Technology. 2021; 63(5): 1076. https://doi.org/10.5187/jast.2021.e83